Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página
Criado: Quinta, 09 de Junho de 2016, 15h04 | Publicado: Quinta, 09 de Junho de 2016, 15h04 | Última atualização em Terça, 26 de Junho de 2018, 17h08

Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército

No dia 19 de junho de 1946 foi decretada a criação do Comando da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, a AD/5. Atualmente, após a passagem de seus grupos para as Brigadas do Paraná e de Santa Catarina, a AD/5 é integrada pelas seguintes Organizações Militares Diretamente Subordinadas (OMDS): a Bateria de Comando da AD/5 e o 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado – GAC AP - “Grupo General Sisson”.

Realiza o assessoramento técnico da função fogos, por meio da Gestão do Preparo, programa que realiza o acompanhamento técnico de artilharia. A Gestão do Preparo apoia, além das OMDS, os Grupos da área da 5ª DE ( 5º GAC AP, 26º GAC e 28º GAC) e os Grupos da área do CMSE ( 2º GAC L, 12º GAC e 20º GAC L Amv), além dos Pelotões de Morteiro Pesado 120mm das Unidades de Infantaria e Cavalaria da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada. Realiza a coordenação da experimentação doutrinária da Bateria de Busca de Alvos (Bia BA), conduzida pelo 9º GAC, na cidade de Nioaque-MS.

Além disso, está encarregada da Subárea de Proteção Integrada que engloba Curitiba, sua região metropolitana e o litoral paranaense, desenvolvendo diversas operações e ações subsidiárias.

Ao longo desses 70 anos, essa tem sido a razão de existir da AD/5, que, além de manter os complexos planos de apoio de fogo de todas as operações reais ou de exercício, previstas pela 5ª DE, realiza a gestão do preparo dos meios de apoio de fogo existente na Divisão.

A constituição atual da AD/5 preconizada em manual é a seguinte: um Comando, uma Bateria de Comando, meios de artilharia de campanha e antiaérea e busca de alvos orgânicos; podendo enquadrar meios adicionais, em função da missão da Divisão de Exército e do número de Brigadas por ela enquadradas.

 

DECRETO-LEI Nº 9381, DE 19 DE JUNHO DE 1946

 

Fim do conteúdo da página